9 de agosto de 2023 Wagner Hiendlmayer

Computação em nuvem: se você não usa, está fora do jogo

Se sua empresa ainda não utiliza a computação em nuvem, ela pode estar correndo diversos riscos, não só relacionados à segurança da informação, mas até mesmo ligados a sua reputação e consolidação no mercado.

A computação em nuvem é um recurso tecnológico que veio para ficar e já vem sendo adotado com excelentes resultados por empresas de todos os segmentos.

Nos próximos tópicos você vai conhecer os principais benefícios de migrar para a nuvem e entenderá por que desconsiderar essa possibilidade pode deixar seu negócio completamente fora do jogo.

Continue a leitura!

8 benefícios da computação em nuvem para o seu negócio

São muitas as vantagens de utilizar a computação em nuvem no contexto organizacional e a maioria das empresas líderes de mercado em seus segmentos já passaram por essa mudança.

A Netflix, por exemplo, desde 2016, migrou totalmente para a nuvem e, por conta disso, conseguiu lidar com o crescimento constante do número de assinaturas desde então.

Outras grandes empresas que também aderiram à computação em nuvem com resultados muito positivos são Amazon, Uber, Spotify e Airbnb, esta última inclusive já “nasceu na nuvem”.

Veja em seguida alguns dos principais benefícios desfrutados por esses negócios aos quais a sua empresa também pode ter acesso.

Redução de custos

Ao priorizar a computação em nuvem, você reduz a necessidade de investimento em uma estrutura física envolvendo servidores e data centers.

Você também não vai precisar comprar, instalar, atualizar e manter softwares de última geração a serem associados individualmente a cada hardware.

Além disso, sua empresa pode pagar apenas pelo “espaço” que seus dados ocupam e escalar os recursos conforme as necessidades.

Isso vai reduzir significativamente os custos operacionais tanto relativos ao investimento e gerenciamento de uma infraestrutura própria quanto no que diz respeito às possibilidades de adequação com mais ou menos recursos conforme a demanda em cada momento.

Segurança de dados

Não é novidade que a segurança cibernética precisa ser uma prioridade em um contexto em que os dados são considerados importantes ativos organizacionais e o cibercrime só faz avançar.

É claro que o risco de ataques, invasões e vazamentos também está presente na nuvem. Porém, muitos serviços em nuvem também oferecem estruturas robustas de segurança.

Isso pode incluir, por exemplo, criptografia de dados, autenticação em dois fatores e backups programados, além de adequações específicas de acordo com as necessidades do seu negócio.

A verdade é que os provedores de computação em nuvem contam com tecnologias de ponta e mantêm-se constantemente preocupados com a segurança a ponto de seguirem várias políticas e controles visando à proteção de dados.

Contar com esse tipo de recurso acaba sendo mais barato e mais eficiente do que ter que proteger seus dados em servidores locais.

Mobilidade

A computação em nuvem possibilita o acesso aos dados por todas as pessoas autorizadas a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet.

Isso facilita, por exemplo, o trabalho remoto e a tomada de decisões urgentes por parte dos gestores, sem a necessidade de ir até a sede física da empresa para acessar os dados a partir de um dispositivo específico.

Além disso, com a adesão à computação em nuvem você também elimina a necessidade de levar consigo dispositivos como pen drives e cartões de memória, que podem ser perdidos e falhar em suas funcionalidades, além da possibilidade de corromper os arquivos durante as cópias.

A computação em nuvem representa um avanço nesse sentido, pois estabelece a sincronia entre os arquivos e permite o acesso sempre à versão mais recente.

Colaboração

Como vimos, a computação em nuvem torna os arquivos disponíveis a partir de qualquer dispositivo que esteja conectado à Internet.

Isso possibilita o acesso simultâneo por mais de uma pessoa, evitando a confusão entre diferentes versões de um mesmo arquivo.

A possibilidade de acesso e atualização em tempo real é fundamental para o estabelecimento de um trabalho colaborativo, engajado e eficiente, características tão fundamentais para as atividades empresariais atualmente.

Na prática, logo após a adoção da computação em nuvem, o que se vê é uma otimização da produtividade das equipes organizacionais.

Isso porque cada colaborador passa a ter os dados à sua disposição independentemente de sua localização e da atuação dos colegas. Para isso, basta contar com o acesso à internet.

Controle de qualidade

Quando você centraliza o armazenamento e o tratamento dos inúmeros dados presentes no cotidiano do seu negócio, os registros tornam-se mais transparentes.

Isso vai facilitar as auditorias e criar padrões favoráveis à gestão dos dados empresariais, além de dispensar a necessidade de contar com várias versões de um mesmo documento.

O resultado é a redução de erros, falhas e retrabalho, o que agrega qualidade não só à gestão de dados, mas também aos produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Dessa forma, suas soluções passam a ser ofertadas a partir de padrões mais altos de eficiência e produtividade, isso sem falar na agilidade que as atualizações automáticas e o acesso remoto representam em termos de melhoria da qualidade dos processos organizacionais.

Recuperação após incidentes

Além da preocupação com a segurança dos dados para evitar incidentes, a computação em nuvem também favorece a recuperação das atividades do negócio após possíveis desastres.

Por conta dos backups automáticos, os dados envolvidos em um desastre podem ser recuperados rapidamente, mesmo que tenham sido perdidos em algum incidente.

Quando se pensa nos servidores físicos, a perda das informações neles armazenadas é uma grande preocupação no contexto organizacional, por conta de sua vulnerabilidade que fica cada vez maior na medida em que esse tipo de armazenamento vai se tornando obsoleto.

Nesse sentido, o armazenamento em nuvem é considerado muito mais seguro em razão dos diversos tipos de proteção contra várias formas de vulnerabilidades.

Vantagem competitiva

Desfrutar dos benefícios apontados acima antes dos seus concorrentes é o mesmo que estar alguns passos à frente deles no contexto competitivo do mercado.

Ao reduzir os custos, por exemplo, você pode redirecionar recursos para a modernização dos seus processos e para a criação de produtos e serviços mais condizentes com a demanda dos consumidores.

Ao contar com processos mais fluidos em virtude do trabalho colaborativo e da mobilidade, sua equipe se torna mais engajada favorecendo o alcance dos objetivos do negócio.

Caso seus concorrentes não tenham andado nesta direção, você contará com um diferencial e tanto simplesmente por adotara computação em nuvem.

Por outro lado, como a nuvem é o futuro da gestão de dados, caso você demore para recorrer a ela, pode ser que os seus concorrentes ganhem vantagem competitiva enquanto você se decide.

Sustentabilidade

Naturalmente, a computação em nuvem representa uma maior eficiência em termos de energia do que os servidores locais. Isso certamente contribui para uma abordagem sustentável dos recursos tecnológicos, que também é uma forte tendência.

Mas além de reduzir o consumo de energia, a computação em nuvem ajuda na redução da utilização de insumos como o papel e os hardwares.

Na prática, isso representa menos lixo, menos poluição e uma postura mais consciente diante dos clientes e da sociedade em geral.

E já é possível conferir a contribuição da computação em nuvem para a sustentabilidade ambiental em termos práticos e quantitativos.

Ao utilizar um aplicativo como o IBM Cloud Carbon Calculator, as empresas têm acesso a dados de emissão do efeito estufa com base em padrões.

Isso cria um embasamento concreto para a tomada de decisões que visam o aprimoramento do desempenho em termos de sustentabilidade, considerando jornadas híbridas e multicloud.

Dessa forma, torna-se viável a criação de metas realistas para promover o equilíbrio entre cargas de trabalho de alto desempenho e as diretrizes relacionadas à sustentabilidade.

A ferramenta da IBM utiliza aprendizagem da máquina e algoritmos avançados para apoiar as empresas na descoberta de pontos críticos e obtenção de insights para o aprimoramento da estratégia de mitigação das emissões de gases do efeito estufa.

Como a preocupação com a sustentabilidade é um fator importantíssimo para empresas que desejam se consolidar e alcançar objetivos a longo prazo, o uso da computação em nuvem torna-se um facilitador da criação de uma estratégia eficaz não só para o cumprimento das regulamentações, mas também para a manutenção da viabilidade do negócio a longo prazo.

Concluindo

A partir dos benefícios decorrentes da adoção da computação em nuvem se torna inviável ignorar este recurso tecnológico.

Se você já está consciente da importância de fazer esta mudança, mas não sabe por onde começar, a Nommad pode ser sua parceira.

Somos uma empresa de tecnologia que busca através de soluções digitais melhorar a experiência no negócio de nossos clientes.

Reinventamos o conceito da consultoria em tecnologia para ir além do trivial. Nossos clientes são únicos, e assim entregamos as melhores soluções digitais, com foco em suas reais necessidades, garantindo uma experiência customizada e flexível.

Para estabelecer um plano de migração para a computação em nuvem de forma facilitada e eficiente, entre em contato conosco e vamos definir juntos a melhor estratégia para sua empresa.

Entre em Contato com a Gente.
Conheça nossas Soluções.

Avenida Chucri Zaidan, 1550, 27° andar
Brooklin, São Paulo, SP
04711-130
contato@nommad.com.br